Convite

convite

Retomando nossas atividades na Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado, teremos na abertura deste ano a apresentação da palestra de nosso estimado Confrade Dr. Carlos Raymundo Lisboa de Mendonça, magistrado paraense, que irá nos abrilhantar novamente com o tema: ” Integração dos Povos Indígenas à Nacionalidade Brasileira”, no dia29 de janeiro às 18hs, em nossa própria sede à Rua Acre 55, 6º andar.
É de nosso conhecimento que as relações históricas estabelecidas entre os colonizadores e os povos indígenas do Brasil nos últimos 500 anos, revelaram a construção dos valores autoritários e etnocêntricos ainda presentes na sociedade brasileira e que têm, efetivamente, contribuído para consolidar a  desigualdade e injustiça social que coloca a maioria da população como “sem-cultura”. Compreendendo-se que embora a sociedade brasileira seja uma sociedade pluriétnica em que, os 215 grupos indígenas têm suas culturas diferenciadas, os fatores sociais (econômicos, políticos, etc.) que determinam as relações da sociedade brasileira são representados por uma única cultura, a cultura dominante.
Enfim, este assunto por sua amplitude nos leva por várias direções. Teremos através deste encontro acompanhar através da vivência de nosso palestrante esta viagem pelo passado até os dias atuais. Esperamos contar com sua presença.
janeiro 19, 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *